segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

23º Dia (30 de Junho 2010)

Este dia começou cheio de stress, primeiro acordei mais tarde do que inicialmente tinha pensado, depois ainda estava a tomar o pequeno-almoço começaram a chegar os novos tripulantes da Caravela, nada disto teria feito diferença se eu estivesse para continuar na Vera Cruz, mas como ia ter de sair, e tinha de arrumar tudo ou melhor acabar de arrumar estava a ficar algo passada com toda esta agitação. Foi de tal forma que não arranjei meia hora/uma hora para ir ao Funchal fazer o levantamento de dinheiro para “gastar no Creoula”. Mas lá consegui que tudo corresse bem e arrumei tudo na hora certa.

Ainda houve tempo para a troca de fotografias entre os tripulantes!!!

A hora de almoço foi outro stress pois tinha de entrar no Creoula até às 14.00/14.30 como não queria chegar só no final impus a mim mesma as 14.00 como hora de entrada e falei com o comandante da Vera cruz que me permitiu almoçar a bordo.
Porém à hora de almoço chegou o camião para abastecer a Caravela e eles levaram muito tempo a fazer o abastecimento. Já passava das 13.40 quando comecei a almoçar foi uma corrida contra o tempo comi mais uma fantástica comida do Ribeiro e depois mal tive tempo de me despedir convenientemente das pessoas.

Mas fiz as despedidas!!!  Embora um pouco à pressa.

Transporte Funchal-Lisboa
Hora da despedida!

E lá fui para o Creoula.

Quando já estávamos na fase de partida depois de já termos preenchido os papéis e depois de já estarmos divididos por quartos, é verdade fiquei no 1Q, tivemos de ficar em formatura por causa da saída do porto do Funchal, foi giro ver o pessoal da Vera cruz no cais a despedirem-se de nós.

Em formação, à saída do porto do Funchal.
Foto de João Baracho
Saída do porto do Funchal Rumo a Lisboa.
Já no Creoula após a partida tivemos faina geral de mastros, o que significa que cada quarto vai para o mastro específico (cada um deles tem o seu próprio nome). Como pertenço ao 1Q estava no primeiro mastro quase junto à vigia, na proa do navio, local que mexe mais, foi giro ver um barco muito mais moderno do que a Vera Cruz ter os mesmos nomes em relação aos cabos utilizados para subir e descer os panos. Só que como aqui os panos são muito maiores também os cabos são maiores, como é o caso das carregadeiras (que aqui são muito mais grossas do que na Vera Cruz).

Rumo a Lisboa.
Foto de Romina Nunes
No final desta actividade e já a navegar à vela (mas também com motor) seguimos o nosso percurso rumo a Lisboa.
O jantar foi servido às 19.15 e o 1ºQ foi o primeiro a ir comer, uma vez que, iria entrar de serviço às 20.00. Eu e a Romina ficamos na cozinha, outros ficaram na copa, alguns na vigia e os restantes na ponte e ao leme. Na cozinha desta vez tivemos de ajudar a lavar a loiça, isto é tabuleiros, tachos e panelas utilizados na confecção do jantar, de seguida fomos para a ponte onde aprendi a marcar os pontos na carta.