segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

6º Dia (13 de Junho 2010)

Hoje fomos para terra mais cedo, deveríamos estar lá por volta das 8 horas (no entanto optámos por tomar um pequeno almoço, com tempo, na Caravela) e de seguida fomos para terra. Hoje foi dia de amostragem na zona intertidal (desta vez mais a sul do lado onde a Caravela está ancorada). Foram feitos vários transectos  (pelo menos dois pelas duas equipas que estão a trabalhar no intertidal).

Local de amostragem.
Foto de Madalena Fonte
 Foram recolhidos dados e organismos, estes foram logo identificados o mais que se conseguiu e colocaram-se em frascos ou em sacos zip-log com água do mar. Todas estas recolhas foram feitas em poças de maré. Em alguns casos não se recolheu o ser vivo só se indicou o seu avistamento como foi o caso de um polvo que estava debaixo de uma pedra dentro de uma dessas poças.

Poças de maré: local de amostragem.
Foto de Madalena Fonte
Uma das equipas de amostragem.
Foto de Madalena Fonte
Nestas recolhas tenta-se obter a maior variedade possível de seres vivos, neste local foi possível observar esponjas de diferentes formas e cores, de todos os seres vivos observados, para mim, estes foram dos mais espectaculares pois têm uma grande variedade, foi incrível.

Verme de Fogo
Foto de Madalena Fonte
Esponjas.
Foto de Madalena Fonte
Ovos de gastrópode Stramonita haemastoma.
Foto de Madalena Fonte



Conspícua -  amostra retirada do local de amostragem mas fora dos quadrados do transecto.


Durante este trabalho a equipa da SIC apareceu e recolheu imagens e som, do que estávamos a fazer, para montar uma grande reportagem!!!
Quando estávamos já quase a terminar, isto é no último local do transecto perguntei ao Ricardo Meireles o que eram as “bolinhas” negras/pretas (que já tinha falado ontem), mas ele também não me soube responder. A dúvida permanece.

Praticamente no final recebemos uma comunicação do Creoula (base veleiro) a dizer que lá estava a chover e que a chuva se estava a dirigir para a ilha, então terminou a amostragem e fomos para local do acampamento para recolher tudo o que eram “instalações eléctricas”.

"Instalações eléctricas" alimentadas por energia solar.
Foto de Carla Pacheco
Vim almoçar à Caravela e acabei por ficar cá o resto da tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário