segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

1º Dia (08 de Junho 2010)

Finalmente o dia da partida!!!
Depois de me apresentar na Caravela, grande confusão…, chagada de uns, partida de outros… mais as vistas das pessoas que estão nas outras embarcações e que querem ver a Caravela…, para mim é tudo novo… e algo estranho, os turnos de navegação chamam-se quartos, …
Depois do almoço fomos assistir às palestras de apresentação da Campanha EMEPC/M@rbis/Selvagens2010.

  Já foi! Já estamos a rumar para as selvagens.

Saímos do cais às 21.30 foi muito giro eu fiquei junto com o Francisco ao leme. O Francisco pertence ao meu quarto (o nome que aqui se dá aos turnos). O meu quarto é o Q3, estou eu, o Tiago, o Francisco, o Ricardo e o João (o chefe de quarto).
Funchal visto da Caravela Vera Cruz após a Saída do porto do Funchal.
O efeito artístico está relacionado com a oscilação da Caravela em navegação. 

Agora já não há mesmo volta a dar já estamos no mar e já não posso voltar para trás.

Antes de partimos já descemos a mesena (verga da vela que fica na popa da Caravela), para além deste já aprendi mais alguns termos próprios da caravela: Carregadeiras usadas para subir e baixar a vela
Guardim: Central da Verga

O jantar hoje foi servido às 20h (ainda estávamos no porto) e foi um género de sopa da pedra… estava muito bom, só espero que se mantenha cá dentro. Estive de quarto a partir das 11h da noite, hora a que o Creoula saiu do porto do Funchal.

Durante a noite fomos ultrapassados pelo Creoula assim:
- Creoula é o barco alcançante e a Caravela é o barco alcançado;

O quarto durou até às 2 da manhã, vimos o brilho dos dinoflagelados que segundo me disseram brilham por causa da vibração causada pela Caravela. O João (o chefe de quarto fez uma óptima descrição deste brilho ao referir-se a eles como os pirilampos do mar).

E com o convívio começamos a conhecer o pessoal que vem a bordo da Caravela:
Hidrozoários é o objecto de estudo do Carlos Mota (aluno de Doutoramento) Universidade de Aveiro
O Ricardo, brasileiro, da Universidade dos Açores é geólogo e estuda as Ilhas Vulcânicas (também aluno de doutoramento).
A Gisela estuda os ossos de peixe principalmente as vértebras, vem do CCMar  .
           .
Com o avançar da noite foi possível observar o céu, estava limpo, parecia que tinha muito mais estrelas do que normalmente tem, acho que nunca tinha visto um céu assim. Fiquei completamente deslumbrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário